A Malala me fez fazer isso

 Como segunda postagem vim falar de uma série britânica, "We are lady parts".




"We are lady parts" é para você intolerante religioso e orientalista que acha que o islã é inerentemente misógino e opressor. Essas cinco mulheres mulçumanas, Saira, Amina, Ayesha, Momtaz e Bisma, se juntam para criar uma banda punk rock, Lady Parts, e criar música sobre suas vidas. Cada uma com suas vidas e características únicas contribui para a banda de um modo, seja cantando, tocando, compondo ou produzindo a banda. 

Saira é a vocalista principal e fundadora da banda, ela também toca diversos instrumentos como piano e guitarra, mas na maioria das vezes é a guitarra base. Amina é uma estudante de doutorado em microbiologia e é a guitarrista principal. Ayesha é a baterista e trabalha como motorista de Uber. Momtaz é a produtora da banda, sempre procurando por eventos para as outras 4 garotas tocaram e trabalhando em uma loja de lingerie nas horas vagas. Bisma é a baixista e desenhista de quadrinhos, além de ser a única casada tendo uma filha adolescente. 

"We are lady parts" é uma série controversa, já que além de quebrar com várias visões do que seria uma mulher mulçumana, uma mulher que usa hijab/niqab, enfrentou algumas desavenças entre praticantes do islamismo. Para alguns a série não possui uma boa representação, tendo muitas práticas que são consideradas haram, no entanto, assim como o cristianismo, a religião passa por diversas interpretações e portanto até mesmo a ideia do que é halal ou haram é relativa. Para Adiba Jaigirdar, autora de livros com personagens queer e mulçumanas, a série é uma boa representação e apresenta um lado da comunidade que muitas produções até então não mostravam. Vale ressaltar que a série foi escrita por uma mulher mulçumana, então mesmo que não represente toda a comunidade, ela representa nuances que nunca foram representadas. Saira como a "halal butcher", Amina como uma hijabi doutoranda, Momtaz como uma punk niqabi, Ayesha como mulçumana e lésbica, e Bisma uma mulher negra que enfrenta alguns desafios com a interseção de sua negritude e crença. 

E como é uma série sobre banda obviamente tem muita música! As letras das músicas apresentam problemas do dia a dia das mulheres, questões sobre ser quem elas são ou só temas aleatórios como "Fish and Chips" que mistura um monte de coisa e leva o nome de um prato britânico. Uma das minhas músicas preferidas é "Malala made me do it" que é inspirada em uma situação que Bisma vive. A filha da mulher, Sahar, briga com seu professor na escolha pois ele decidiu retirar a escravatura das matérias que iriam estudar em história. Quando Bisma vai conversar com a filha e pergunta porque ela fez isso, a garota responde "Malala made me do it" (A Malala me fez fazer isso) fazendo referência a grande ativista paquistanesa e mulçumana pela educação de meninas. A mãe então decide escrever uma música com isso, e a própria Malala aparece na série quando a música toca! Nesse link vocês conseguem assistir o trecho e ouvir a música:


A série para mim foi uma das melhores que já assisti, com música boa, questões necessárias e uma comédia para descontrair. Deem uma chance para "We are lady parts"!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sol ME contou uma história