O sol ME contou uma história

 Como primeira postagem queria falar dessa leitura que fiz esse mês, de um livro incrível! "O sol contou uma história" de Jordana Pistore. 


O título da postagem e do livro são diferentes, sim, por causa de uma confusão minha que eu achei divertido de passar para cá. Eu achava que o título do livro era "O sol me contou uma história", mas não era. Levando em consideração que Marjorie, o solzinho, realmente nos conta uma história daquelas enquanto lemos, não está tão errado então resolvi continuar com o erro como um tipo de trocadilho.

Mas o tópico aqui é o livro, então bora lá. Esse romance nacional me fez lê-lo porque 1. estava de graça no Exploda seu Kindle (hoje o Ebook está por apenas R$3,99 na Amazon, vou deixar o link no final) e 2. que capa mais linda!!! Eu sou muito de ler livro pela capa, ou deixar de ler livro pela capa, então a capa desse realmente ajudou. Mas eu realmente não esperava a surpresa que seria esse livro... Jordana mistura romance com mistério de um jeito incrível que te fará surtar muito quando chegar no final. Como não posso dar spoiler minha opinião aqui vai ser bem básica, porque se fosse para escrever o que eu quero escrever já estaria tudo em caps lock cheio de surtos e AAAAAAAAAAA.

Enfim, o livro é narrado em primeira pessoa com capítulos da Margo (a menina na capa) e outros do Otávio (o garoto na capa estendendo a mão em direção à Margo). Margo é uma mulher negra e ruiva de olhos verdes que se formou em jornalismo, mas como a cidade pequena em que ela mora não tem muito emprego para jornalista ela acaba realizando o sonho de ter uma livraria. Otávio é um garoto amarelo descendente de coreanos que é dono de uma editora de livros, mas que ao fechar um contrato com seu pai pode perdê-la. Os dois acabam se encontrando ao acaso (ou não tanto ao acaso...) na pequena cidade de Margo, já que Otávio, para não perder a editora, precisa encontrar seu mais famoso autor que simplesmente sumiu! As últimas informações que o garoto tem é que Jomar, o autor fugitivo, pesquisou algumas coisas sobre essa cidade pequena antes de desaparecer e provavelmente está nela. Otávio decide então ir até essa cidade com seu amigo e colega de trabalho Felipe para encontrar o perdido e anônimo Jomar. 

Porém, como encontrar uma pessoa que além de estar fugindo de você é apenas um pseudônimo? Otávio nunca viu Jomar, o quanto ele é famoso ele também é discreto, nunca tendo aparecido mesmo com toda a fama de seu livro "A guardiã do vento". Felipe tem a brilhante ideia de procurar Jomar na única livraria da cidade, já que um autor obviamente iria querer comprar livros em algum momento. É assim que os dois protagonistas enfim se conhecem, Otávio e o amigo visitam a livraria de Marjorie e no primeiro instante que o garoto coloca os olhos na mulher ele já se derreteu todo. O romance entre eles foi desenvolvido de forma maravilhosa durante o livro, com várias flores e muita atenção Otávio vai conquistando Margo e o leitor se sente cativado por esse casal. Eu não leio muitos livros de ou com romance, porque não é meu gênero preferido e eu não gosto como a maioria desenvolve o relacionamento das personagens, mas Jordana Pistore fez um trabalho MA-RA-VI-LHO-SO. Se você gosta de romance, estou avisando, leia esse livro.

Além das personagens já citadas, ao longo do texto também temos Bea, melhor amiga de Margo; os avós de Margo, donos da floricultura que Otávio comprará dezenas de flores para a garota; Luna, irmã mais nova de Margo; Jefferson, ex namorado da garota; e alguns personagens que não aparecem tanto mas são parte importante da história, como o pai e a mãe de Otávio, e a mãe de Margo. Todos personagens foram muito bem integrados na história e desenvolvidos, sei que a autora está revisando o livro e decidiu mudar a história da mãe de Margo, então não vou falar muito sobre isso já que não haverá mais a versão que li nas novas edições do livro. Porém, ainda assim vale a pena ler, me comovi com a história dela, não sei como será a nova versão mas deve ser tão boa quanto. 

Enfim, todo o mistério por trás de Jomar, a mãe de Margo e Luna, Jefferson, vai nos cativando e nos deixa com vontade de ler o livro todo só de uma vez. Além do romance, obviamente, que é tão fofo e bem desenvolvido que até quem não gosta vai gostar. Os capítulos do livro vêm com um trecho de músicas do RBD, então se você é fã como essa autora dê uma chance vai. Eu indico muito "O sol contou uma história", e aguardo a continuação. 

Link do livro na Amazon: https://www.amazon.com.br/sol-contou-uma-história-ebook/dp/B0CYJ98T6R

Observação: o livro cita Harry Potter, que imagino que algumas pessoas possam se sentir incomodadas assim como eu por ser uma obra de uma autora transfóbica, racista e xenofóbica. Conversei com a autora no Bluesky e ela disse que na nova edição, que ainda será lançada, já não há mais o trecho que fala do livro. 


Comentários

  1. Obrigada por esse post lindo! Sua análise e cuidado com a obra são excelentes 💛

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Malala me fez fazer isso